Monkey Island 3: The Curse of Monkey Island

Iniciado por RafaelGC, Setembro 20, 2010, 09:55:16 PM

tópico anterior - próximo tópico

Setembro 20, 2010, 09:55:16 PM Última edição: Agosto 17, 2025, 11:02:32 PM por djsouza

Título em Português: Ilha dos Macacos 3: A Maldição da Ilha dos Macacos
Titulo Original: The Curse of Monkey Island
Ano: 1997 / Desenvolvido por: LucasArts Entertainment
Lançamento da Tradução: 1997

Sinopse: O pirata Guybrush pede a sua amada Elaine em casamento, mas acaba lhe dando um anel enfeitiçado que a faz virar uma estátua de ouro. E se isso não fosse ruim o bastante, Guybrush descobre que para desfazer o feitiço, ele terá que morrer!

► GALERIA DE IMAGENS DA TRADUÇÃO

► CRÉDITOS DA TRADUÇÃO

A presente tradução foi originalmente traduzida pela equipe Brasoft, em 1997.

Tradução: Cecília Vilhena  / Revisão das Legendas: Cecília Bartalotti
Edição do Texto: Nicole Anne Collet / Editoração: Fábio Costa e Adriano Vallocci
Gerente do Produto: Marcelo Lancerotti /Gerente de Localização: Olavo Panseri
Controle de Fotolitos: Juan Ortola / Engenharia de Som: Rogério Maudonnet
Testadores: Rafael "Lemonhead" Matsunaga, Fábio Carvalho e Silva, Nelio Jose "Murray" Petroni e Ricardo Bueno "Woodchucker" Cordeiro

► DOWNLOAD DA TRADUÇÃO

Usuário, atenção! Para baixar essa tradução é obrigatório registro em nosso fórum. Só assim terá acesso ao link do patch. Para mais informações de como se fazer o registro, acesse: https://scummbr.org/links/registrar

:zip: MI3-TRADUCAO-BR.7z (servidor: "Google") (tamanho: 132 KB) (senha: scummbr.com)

Está em dúvida sobre como baixar um arquivo? Clique AQUI e leia as instruções!

► APLICANDO A TRADUÇÃO

1) Copie todo o conteúdo do jogo CURSE OF MONKEY ISLAND para uma pasta qualquer (Ex: c:\CURSE);

2) Copie o arquivo "LANGUAGE.TAB" do Patch de tradução e cole-o na subpasta de nome RESOURCE, que está dentro da pasta principal do jogo. Você irá substituir o arquivo em inglês pelo que contém a tradução em português;

3) Rode agora o programa ScummVM (https://scummbr.org/links/scummvm) e adicione o jogo CURSE OF MONKEY ISLAND à lista;

4) Antes de rodar CURSE OF MONKEY ISLAND, selecione o nome do jogo e clique em "EDIT GAME" e depois em "LANGUAGE", selecionando a opção "PORTUGUESE";

5) Em seguida, clique em "GRAPHICS". Marque a opção "OVERRIDE GLOBAL GRAPHIC SETTINGS" e depois marque a opção "FULLSCREEN MODE";

6) Clique agora em "AUDIO". Marque a opção "OVERRIDE GLOBAL AUDIO SETTINGS" e depois, ao lado da expressão "TEXT AND SPEECH", selecione a opção "SPEECH AND SUBTITLES". Clique em "OK", para confirmar;

7) Agora clique em "START" para começar a aventura!

► EXTRAS

Vídeo TUTORIAL ensinando como aplicar o patch de tradução

"Já cruzei os sete mares e nunca vi nada igual! Descobri que uma terrível maldição pirata pesa sobre o anel de noivado que dei a Elaine. Isso só pode ser trapaça de LeChuck. Eu devia ter desconfiado que, do tesouro daquele zumbi, coisa boa não poderia sair. E como se não bastasse, uma vidente me disse que, para acabar com a maldição e salvar Elaine, terei de morrer! O que mais me falta acontecer?"

Extraído de "As Memórias de Guybrush Threepwood: Os Anos da Ilha dos Macacos"

Vídeo com a tradução da abertura de Monkey Island 3: A Maldição da Ilha dos Macacos

● DEMO: Caso não possua a versão completa, experimente jogar a gratuita versão demonstrativa e sinta o gostinho salgado do mar caribenho. (59 MB)

OUTRAS AVENTURAS DA SAGA: Se você gostou desse jogo, não deixe de conferir também o patch de tradução para os outros jogos da série:

● O Segredo da Ilha dos Macacos
● Ilha dos Macacos 2: A Vingança de LeChuck
● Fuga da Ilha dos Macacos
● Contos da Ilha dos Macacos

● Compre 'The Curse of Monkey Island' no Steam

► ATENÇÃO

O Grupo ScummBR de Tradução NÃO possui qualquer espécie de vínculo com a The Walt Disney Company, Telltale Games, LucasFilms, LucasArts Entertainment Company e/ou suas empresas afiliadas. Dessa forma, nenhum pedido de suporte técnico ou informação a respeito da presente tradução deve ser dirigido a terceiros que não façam parte do Grupo ScummBR de Tradução.

Nosso grupo tem apenas o intuito de disponibilizar a tradução para que mais pessoas possam conhecer esse surpreendente jogo em nosso idioma. Trabalhamos sem fins lucrativos, nossa missão é tão somente aumentar o alcance do gênero adventure de jogos eletrônicos perante o público brasileiro.

Não lidamos com a distribuição ilegal de softwares em nenhuma de suas formas.

Para mais informações sobre a iniciativa ScummBR, clique aqui e leia as regras do fórum, ou aqui para saber um pouco mais sobre nós.

CitarOlá caro ADM, eu estava tentando procurar algum tópico do tipo no fórum mas não achei nada... e queria pedir a sua ajuda, então, eu estava jogando Curse of monkey island no scumm e acabei ficando um tempo sem jogar, o que ocorreu é que perdi meu save e recorri aos Boot Params, porém, não entendi muito bem e o site oficial fala para eu colocar o boot em uma lista de comando, da qual eu não consigo achar, já que aquela tela preta que inicia com o Scumm não esta permitindo nenhuma digitação... desde já agradeço pela ajuda :)

@pandes, como a pergunta é boa, decidi vir postar aqui em público.

Para executar esse comando para pular para uma determinada parte do jogo, automaticamente, recomendo usar um arquivo .BAT, que nada mais é do que um arquivo TXT com a extensão alterada para BAT, bem simples.

Nesse BAT, editando ele com o Notepad ou Notepad++, use a seguinte linha de comando:

"scummvm.exe" -p data\ -b650 -m192 -r192 --tempo=100 -s192 -gnormal -n --talkspeed=60 -qes --platform=pc --joystick=-1 -x-1 -d0 --no-aspect-ratio -F comi

Sendo que no caso, esse BAT alocado em uma pasta chamada 'MI3', e dentro dessa pasta tem uma outra chamada 'data', onde estão todos os arquivos do jogo. Dentro da pasta 'MI3' tem que ter os arquivos do ScummVM para o BAT conseguir encontra-los e usa-los para executar o jogo.

Faça um teste usando essas informações e nos avise por aqui se deu tudo certo :ok:

Olá, obrigado pela disponibilização para me responder, mas mesmo assim, na minha pasta do jogo só aparecem essas coisas, pois ele é uma versão extraida de um dvd, então não consegui achar esses caminhos que vc especificou, desculpe pela demora http://imgur.com/a/qxcKk (foto da pasta)

Citação de: pandes online Abril 27, 2017, 11:49:42 PM
Olá, obrigado pela disponibilização para me responder, mas mesmo assim, na minha pasta do jogo só aparecem essas coisas, pois ele é uma versão extraida de um dvd, então não consegui achar esses caminhos que vc especificou, desculpe pela demora http://imgur.com/a/qxcKk (foto da pasta)

Os arquivos que você precisa para executar o jogo são esses que listei nessa imagem:

Coloque todos esses em uma pasta chamada 'data', sendo que essa deve estar dentro de uma pasta chamada 'mi3', ficando (por exemplo) assim: 'C:\jogos\mi3\data'.

Dentro da pasta 'mi3' você deve colocar o conteúdo do programa ScummVM, e não o instalador EXE como percebi na imagem que você disponibilizu. :ok:

Abril 29, 2017, 05:58:57 PM #4 Última edição: Abril 30, 2017, 09:41:46 PM por pandes
Deu tudo certo! Com uma demora pois eu sou uma toupeira, mas tudo certo! Agora só falta eu começar de onde eu estava, já que o jogo começa mais para frente, eu parei logo depois do Guybrush e sua ''tripulação'' pararem na ilha, é o primeiro lugar que a gente vai depois de Puerto Pollo!
Muito obrigado mesmo pela ajuda! :)))   (este lugar aqui)

NOSTALGIA ESTE JOGO, DA UMA TRISTEZA COM SAUDADES DO PASSADO RS  :chorando:

Citação de: hugofeijao online Abril 29, 2017, 06:56:20 PM
NOSTALGIA ESTE JOGO, DA UMA TRISTEZA COM SAUDADES DO PASSADO RS  :chorando:

Eu já não tenho essa nostalgia pq só comecei a jogar os jogos da lucas arts ano passado huahahuahauhauhua

Que isso, não sei se isso é coisa de gay kkkk desculpe o termo. Mas não se faz jogos marcantes como antigamente! Esses vai ficar para história.

Citação de: RafaelGC online Abril 28, 2017, 02:12:18 PM
Citação de: pandes online Abril 27, 2017, 11:49:42 PM

Os arquivos que você precisa para executar o jogo são esses que listei nessa imagem:

Coloque todos esses em uma pasta chamada 'data', sendo que essa deve estar dentro de uma pasta chamada 'mi3', ficando (por exemplo) assim: 'C:\jogos\mi3\data'.

Dentro da pasta 'mi3' você deve colocar o conteúdo do programa ScummVM, e não o instalador EXE como percebi na imagem que você disponibilizu. :ok:

Realmente já deu certo, mas o que acontece é que o jogo começa em uma parte da qual eu ainda não estava no jogo, bem mais para frente, então gostaria de saber como eu deixo o comando para que eu comece de onde eu tinha realmente parado (que esta na imagem junto da minha resposta), desculpe pela confusão.

Realmente já deu certo, mas o que acontece é que o jogo começa em uma parte da qual eu ainda não estava no jogo, bem mais para frente, então gostaria de saber como eu deixo o comando para que eu comece de onde eu tinha realmente parado (que esta na imagem junto da minha resposta), desculpe pela confusão.

Experimente o comando -b600 naquele script que havia passado, trocando o XXXX por esse -b600

"scummvm.exe" -p data\ XXXX -m192 -r192 --tempo=100 -s192 -gnormal -n --talkspeed=60 -qes --platform=pc --joystick=-1 -x-1 -d0 --no-aspect-ratio -F comi

Assim o jogo vai começar no início da parte 4 do jogo, que rapidamente leva a essa tela do Hotel da Família Boncaldo, na Ilha do Sangue :piscadela:

Junho 28, 2017, 11:25:17 PM #10 Última edição: Junho 28, 2017, 11:43:52 PM por wheeds
Olá admin, sou um novo membro do forum, não sei se é aqui exatamente o lugar de postar, joguei A Maldição da ilha dos macacos +- em 2001 e agora instalei novamente. Meu problema agora é: segui todos os seus passos mas, quando executo o jogo, a linguagem continua em inglês. Teria alguma idéia do problema?

Att, Guilherme.

Atualizando, quando eu vou extrair a tradução, da falha na operação, mesmo com a senha fornecida no passo-a-passo, o arquivo fica com 0kb.

Resolvido, desculpem o transtorno, mas a solução foi baixar o 7zip. o Arquivo da tradução da um erro ao extrair com o Winrar, se utilizar o 7zip diretamente fica tudo ok.

@wheeds, isso mesmo, para extrair arquivos 7z recomendamos o program 7zip ou a versão mais recente do WinRAR. Fizemos até um tópico voltado a isso:

https://scummbr.org/forum/index.php?topic=430.msg913#msg913

Boa aventura! :sorrisao:

Finalmente as lojas virtuais de jogos GOG e Steam diponibilizaram esse clássico para compra!

https://www.gog.com/game/the_curse_of_monkey_island
http://store.steampowered.com/app/730820/The_Curse_of_Monkey_Island/

Atualmente o preço está R$ 14,49 em ambas as plataformas.

Um membro aqui do fórum @Saikyo já descobriu como faz para rodar a tradução PT-BR no jogo, na versão Steam:

Basta adicionar o jogo versão Steam em um ScummVM separado, baixado do site oficial, e adicionar o game normalmente, como já era feito, e claro, colocar o arquivo 'LANGUAGE.TAB' dentro da pasta do game. Ou, localize o arquivo "monkey3.ini" na pasta do jogo, abra no 'Bloco de Notas' e substitua "language=en" por "language=br".

qual a senha da tradução,eu tento e não consigo abrir a pasta isso fica aparecendo

C:\Users\fabricio e felipe\Downloads\MI3-TRADUCAO-BR.7z: Erro de soma de verificação no arquivo codificado C:\Users\fabricio e felipe\Downloads\MI3-TRADUCAO-BR.7z. O arquivo está corrompido ou a senha está errada.

Citação de: nero/Felipe online Março 29, 2018, 02:21:56 AM

qual a senha da tradução,eu tento e não consigo abrir a pasta isso fica aparecendo

C:\Users\fabricio e felipe\Downloads\MI3-TRADUCAO-BR.7z: Erro de soma de verificação no arquivo codificado C:\Users\fabricio e felipe\Downloads\MI3-TRADUCAO-BR.7z. O arquivo está corrompido ou a senha está errada.

A senha padrão para extração dos arquivos aqui no fórum é 'scummbr.com'. Caso mesmo assim o problema persista, recomendamos baixar o patch novamente e seguir as informações do tópico:

https://scummbr.org/forum/index.php?topic=430.msg913#msg913

Olá adm, estou com um problema referente a tradução do jogo. Depois de fazer todos os procedimentos de acordo com as instruções, ao entrar no Scuumvm na opção editar a única língua possível de escolher é o inglês. Já extrai o arquivo language.tab em todos os decompatadores que eu conheço e instalei na pasta resource centenas de vezes. Qual pode ser o problema?

Ana

Citação de: ana_maraujo online Fevereiro 10, 2019, 09:10:04 PM
Olá adm, estou com um problema referente a tradução do jogo. Depois de fazer todos os procedimentos de acordo com as instruções, ao entrar no Scuumvm na opção editar a única língua possível de escolher é o inglês. Já extrai o arquivo language.tab em todos os decompatadores que eu conheço e instalei na pasta resource centenas de vezes. Qual pode ser o problema?

Ana

Ana, boa tarde, desculpe da demora no retorno. Esse "erro" não é comum. Peço que tire um print da tela onde o arquivo 'language.tab' está alocado na pasta do seu jogo, e poste essa imagem aqui no fórum, para avaliarmos.

Essa versão do jogo em inglês é proveniente de onde? (internet, Steam, GOG, ... ?)

Se for a versão Steam, veja essa página:

https://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=1339630364

Obs.: Obrigado ao membro @Saikyo em ajudar a comunidade :ok:

Citação de: MARILUNA online Março 22, 2020, 07:38:52 PM
qual a senha pra descompactar?

"Importante ressaltar também que praticamente todos os arquivos dispostos aqui no fórum possuem uma senha padrão para ser usada no ato da descompactação: scummbr.com"

:atalho: https://scummbr.org/forum/index.php?topic=430.msg913#msg913

Uma dúvida. Eu tenho cedo do ilha dos macacos 3, porém estou com problema no emulador. Eu cheguei na parte do jogo onde tem que colocar o segundo CD. Eu coloco, porem o mesmo não carrega. Alguém poderia me ajudar com isso. Por favor!

Citação de: Rafalisboa online Maio 16, 2024, 08:56:33 PM
Uma dúvida. Eu tenho cedo do ilha dos macacos 3, porém estou com problema no emulador. Eu cheguei na parte do jogo onde tem que colocar o segundo CD. Eu coloco, porem o mesmo não carrega. Alguém poderia me ajudar com isso. Por favor!

Rafa, você está jogando usando o emulador ScummVM, correto? Você está jogando a partir do CD?

Recomendo você copiar todo o conteúdo dos dois discos em uma pasta do computador e adicionar o game novamente no ScummVM.

Outra alternativa é você ir nas propriedades do game no emulador, ir em pastas e adicionar o CD2 na opção de pasta extra. Talvez essa ação resolva o problema.

Lançamos um vídeo com a tradução da abertura de Monkey Island 3 - A Maldição da Ilha dos Macacos:

https://www.youtube.com/watch?v=FJmOrO8q__o&t=617s

Boa tarde.
Primeiramente queria agradecer o fantástico esforço que vocês fazem para traduzir os jogos. Eu gostaria de tirar uma dúvida. Fui olha um cara jogando em inglês e apareceu uma cena onde a tripulação fica rimando e o Guybrush fica pedindo para parar. Na minha versão do CD traduzido não tinha isso e nem na versão que comprei da steam. Vocês sabem dizer se isso some quando eu coloco a tradução do jogo? Eles cortaram essa cena na tradução? Eu verifiquei no manual que veio com jogo e cita essa cena. Sabe me dizer se existe outras cenas cortadas? Fiquei curioso quando descobri essa.

Essa é uma excelente pergunta. Na tradução oficial que a empresa BRASOFT lançou na época, o arquivo PULA essa cena pois eles não conseguiram traduzir todas as rimas e preferiram criar um comando para PULAR a cena.

Faz tempo que eu não jogo, mas em tese isso poderia ser resolvido com um SAVEGAME anterior feito na versão em inglês (eu consegui isso anos atrás, mas depois eu perdi depois que troquei de computador) ou talvez alterando a versão no SCUMMVM para ser a versão em inglês.

Se eu tivesse um savegame anterior eu poderia fazer um teste, senão eu teria que jogar tudo desde o início. O que eu até pretendo fazer uma hora dessas, mas estou com tanto trabalho na minha repartição que faz tempo que não jogo esse game.