Notícias

Procurando tradução de jogos de vídeo-game?
Acesse o Fórum Unificado de ROMHacking e Tradução!

Tutorial: Extração de Adventures de suas Versões Remasterizadas

GuybrushMonkey97 · 7059

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

GuybrushMonkey97

  • VIP
  • Adventureiro
  • **
    • Posts: 56
  • It's me, Guybrush Threepwood, mighty pirate!
Caso você possua a versão remasterizada de algum adventure, deve ter percebido que ela foi feita por cima da versão original (tanto que, ao pressionar uma tecla, a versão original pode ser escolhida). Se foi feita por cima, isso significa que os arquivos originais estão escondidos na pasta do jogo. Esse tutorial foi feito para explicar como extrair esses arquivos.

OBS: todos os testes foram feitos nas versões da Steam, mas devem funcionar em outras versões.


The Secret of Monkey Island: Special Edition
Jogo Extraído: The Secret of Monkey Island

1) Baixe o Monkey Island Explorer: https://quickandeasysoftware.net/software/monkey-island-explorer ;
2) Na aba "Open", abra a pasta do jogo;
3) Quando abrir a pasta do jogo, clique duas vezes em "Monkey1.pak";
4) Na aba "View..." escolha a opção ".000";
5) Clique no arquivo "classic/en/monkey1.000";
6) Na aba "Save File", escolha a opção "As is (raw)";
7) Crie uma pasta para o jogo e salve o arquivo lá;
8) Na aba "View..." escolha a opção ".001";
9) Clique no arquivo "classic/en/monkey1.001";
10) Na aba "Save File", escolha a opção "As is (raw)";
11) Salve na mesma pasta de antes;
12) Renomeie o arquivo "monkey1.000" para "monkey.000" e "monkey1.001" para "monkey.001";
13) Baixe o pacote de músicas e extraia ele na mesma pasta: http://scummbr.org/gerenciador/scummbr.php?link=43 .

Formato final da pasta:




Monkey Island 2 Special Edition: LeChuck's Revenge
Jogo Extraído: Monkey Island 2: LeChuck's Revenge

1) Baixe o Monkey Island Explorer: https://quickandeasysoftware.net/software/monkey-island-explorer ;
2) Na aba "Open", abra a pasta do jogo;
3) Quando abrir a pasta do jogo, clique duas vezes em "monkey2.pak";
4) Na aba "View..." escolha a opção ".000";
5) Clique no arquivo "classic/en/monkey2.000";
6) Na aba "Save File", escolha a opção "As is (raw)";
7) Crie uma pasta para o jogo e salve o arquivo lá;
8) Na aba "View..." escolha a opção ".001";
9) Clique no arquivo "classic/en/monkey2.001";
10) Na aba "Save File", escolha a opção "As is (raw)";
11) Salve na mesma pasta de antes.

Formato final da pasta:




Day of the Tentacle Remastered
Jogos Extraídos: Maniac Mansion e Day of the Tentacle

1) Baixe o DoubleFine Explorer: https://quickandeasysoftware.net/software/doublefine-explorer ;
2) Na aba "Open", abra a pasta do jogo;
3) Quando abrir a pasta do jogo, clique duas vezes em "tenta.cle";
4) Na aba "Save All Files", escolha a opção "Save all (raw dump)";
5) Crie uma pasta para salvar os arquivos e aguarde alguns minutos;
6) Para extrair o Maniac Mansion, mova a pasta "maniac" para fora;
7) Para extrair o Day of the Tentacle, abra a pasta "classic" e mova a pasta "en" para fora da pasta criada;
8) Após extrair o Maniac Mansion e o Day of the Tentacle, delete a pasta criada.

Formato final da pasta do Maniac Mansion:






Formato final da pasta do Day of the Tentacle:




Full Throttle Remastered
Jogo Extraído: Full Throttle (versão B)
AVISO: após extraído o jogo crasha nas cenas de combate na estrada, e até o momento não foi identificado o problema.

1) Baixe o DoubleFine Explorer: https://quickandeasysoftware.net/software/doublefine-explorer ;
2) Na aba "Open", abra a pasta do jogo;
3) Quando abrir a pasta do jogo, clique duas vezes em "full.data";
4) Na aba "Save All Files", escolha a opção "Save all (raw dump)";
5) Crie uma pasta para salvar os arquivos e aguarde alguns minutos;
6) Crie uma outra pasta fora dessa e passe os seguintes arquivos para ela: pasta DATA, pasta VIDEO e arquivos da pasta "classic/en/" (passar apenas os arquivos, sem as pastas).

Formato final da pasta:




Broken Sword: Director's Cut e Broken Sword 2 - the Smoking Mirror: Remastered
Jogos originais: Broken Sword: The Shadow Of The Templars e Broken Sword 2 - the Smoking Mirror
Para esses jogos, não é necessário extrair. No entanto, é necessário ter comprado o jogo de uma plataforma digital como Steam ou GOG.

Steam: Entre na página do jogo na loja e encontre a aba de Conteúdo Adicional. No primeiro jogo haverá a DLC Broken Sword 1: Original Version, e no segundo Broken Sword 2: Original Version, ambos gratuitos. Após fazer o download, é só entrar na pasta do jogo remasterizado que haverá uma nova pasta chamada "Original" com a versão original.

Página do Broken Sword 1: https://store.steampowered.com/app/580430/Broken_Sword_1_Original_Version/
Página do Broken Sword 2: https://store.steampowered.com/app/580440/Broken_Sword_2_Original_Version/

GOG: Passe o mouse em cima do seu perfil e clique na opção Games. Após isso, entre na página do jogo selecionado. As versões originais se encontram entre os Extras, com o nome Original Broken Sword Game para o primeiro e Broken Sword 2 (Original Game, English) para o segundo. Após fazer o download, o jogo original estará em um arquivo zipado na pasta de Downloads do seu sistema operacional.
« Última modificação: Abril 28, 2020, 07:27:36 pm por GuybrushMonkey97 »



RafaelGC

  • ADM
  • Sábio
  • *****
    • Posts: 850
  • 'Morte gosta de gatos'
Resposta #1 Online: Maio 31, 2017, 01:29:07 am
Ótimo trabalho, Bruno! Muito bom! Tenho certeza que essas informações ajudarão a muitos adventureiros que querem jogar os clássicos em português no celular :sorrisao:

Observando as imagens, lembrei dos arquivos de voz, que muitas vezes são muito grandes para manter em cartões de memoria. Para resolver isso, existe um pacote de ferramentas que optimizam esses arquivos, diminuindo um pouco a qualidade do áudio, mas vale muito a pena pelo resultado final.

Se puder, recomendo que faça alguns testes, e crie um procedimento/tutorial aqui no fórum! :tomara:





GuybrushMonkey97

  • VIP
  • Adventureiro
  • **
    • Posts: 56
  • It's me, Guybrush Threepwood, mighty pirate!
Resposta #2 Online: Junho 12, 2017, 01:35:20 am
Obrigado, Rafael! Perdão pela demora em responder, tudo anda meio corrido. Mas quando tiver tempo, irei testar a ferramenta e se possível fazer um tutorial aqui no fórum, sim!
« Última modificação: Junho 15, 2017, 10:49:51 pm por RafaelGC »



RafaelGC

  • ADM
  • Sábio
  • *****
    • Posts: 850
  • 'Morte gosta de gatos'
Resposta #3 Online: Junho 15, 2017, 10:50:33 pm
Obrigado, Rafael! Perdão pela demora em responder, tudo anda meio corrido. Mas quando tiver tempo, irei testar a ferramenta e se possível fazer um tutorial aqui no fórum, sim!

Boa meu amigo! Faça que tenho certeza que ajudará a muitos! :sorrisao: :tomara:



GuybrushMonkey97

  • VIP
  • Adventureiro
  • **
    • Posts: 56
  • It's me, Guybrush Threepwood, mighty pirate!
Resposta #4 Online: Julho 15, 2017, 04:58:45 am
Full Throttle Remastered
Jogo Extraído: Full Throttle (versão B)

1) Baixe o DoubleFine Explorer: https://quickandeasysoftware.net/software/doublefine-explorer ;
2) Na aba "Open", abra a pasta do jogo;
3) Quando abrir a pasta do jogo, clique duas vezes em "full.data";
4) Na aba "Save All Files", escolha a opção "Save all (raw dump)";
5) Crie uma pasta para salvar os arquivos e aguarde alguns minutos;
6) Crie uma outra pasta fora dessa e passe os seguintes arquivos para ela: pasta DATA, pasta VIDEO e arquivos da pasta "classic/en/" (passar apenas os arquivos, sem as pastas).

Formato final da pasta:



Infelizmente não trago notícias boas. Ao tentar jogar o Full Throttle extraído da versão remasterizada com o ScummVM, descobri que ele crasha sempre que tem alguma parte usando a moto. A não ser que alguém saiba de um arquivo faltando ou que foi alterado, não vejo como isso poderia ser corrigido...



CasAvis

  • Novato
  • *
    • Posts: 3
Resposta #5 Online: Agosto 05, 2021, 01:16:56 am
Esse tutorial funciona para windows 10?? Pq estou garrado no passo 3) Quando abrir a pasta do jogo, clique duas vezes em "Monkey1.pak";

Quando clico 2x no "Monkey1.pak" o windows pede para selecionar com qual aplicativo quero abrir o arquivo. Daí eu não sei com qual aplicativo eu poderia abrir o arquivo, já tentei com o windows explorer e não deu certo.

Peguei o jogo na AmazonGaming, de graça, mês passado. Agora esse mês tem mais um jogo da LucasArts de graça na AmazonGaming, o Indiana Jones e o destino da Atlântida.



CasAvis

  • Novato
  • *
    • Posts: 3
Resposta #6 Online: Agosto 10, 2021, 02:09:39 pm
Esse tutorial funciona para windows 10?? Pq estou garrado no passo 3) Quando abrir a pasta do jogo, clique duas vezes em "Monkey1.pak";

Quando clico 2x no "Monkey1.pak" o windows pede para selecionar com qual aplicativo quero abrir o arquivo. Daí eu não sei com qual aplicativo eu poderia abrir o arquivo, já tentei com o windows explorer e não deu certo.

Peguei o jogo na AmazonGaming, de graça, mês passado. Agora esse mês tem mais um jogo da LucasArts de graça na AmazonGaming, o Indiana Jones e o destino da Atlântida.

Volto aqui para informar que este tutorial não deu certo no meu PC, mas o do link aqui deu: http://scummbr.org/forum/index.php?topic=12.msg543#msg543



RafaelGC

  • ADM
  • Sábio
  • *****
    • Posts: 850
  • 'Morte gosta de gatos'
Resposta #7 Online: Agosto 23, 2021, 04:03:53 am
Esse tutorial funciona para windows 10?? Pq estou garrado no passo 3) Quando abrir a pasta do jogo, clique duas vezes em "Monkey1.pak";

Quando clico 2x no "Monkey1.pak" o windows pede para selecionar com qual aplicativo quero abrir o arquivo. Daí eu não sei com qual aplicativo eu poderia abrir o arquivo, já tentei com o windows explorer e não deu certo.

Peguei o jogo na AmazonGaming, de graça, mês passado. Agora esse mês tem mais um jogo da LucasArts de graça na AmazonGaming, o Indiana Jones e o destino da Atlântida.

Volto aqui para informar que este tutorial não deu certo no meu PC, mas o do link aqui deu: http://scummbr.org/forum/index.php?topic=12.msg543#msg543

Opa, maravilha então que existiu uma forma de sanar o problema da extração.



GuybrushMonkey97

  • VIP
  • Adventureiro
  • **
    • Posts: 56
  • It's me, Guybrush Threepwood, mighty pirate!
Resposta #8 Online: Maio 05, 2023, 08:30:44 pm
Esse tutorial funciona para windows 10?? Pq estou garrado no passo 3) Quando abrir a pasta do jogo, clique duas vezes em "Monkey1.pak";

Quando clico 2x no "Monkey1.pak" o windows pede para selecionar com qual aplicativo quero abrir o arquivo. Daí eu não sei com qual aplicativo eu poderia abrir o arquivo, já tentei com o windows explorer e não deu certo.

Peguei o jogo na AmazonGaming, de graça, mês passado. Agora esse mês tem mais um jogo da LucasArts de graça na AmazonGaming, o Indiana Jones e o destino da Atlântida.

Opa, alguns anos atrasado mas respondendo: funciona no Windows 10, sim!

Quando especifiquei para abrir o arquivo "Monkey1.pak", era utilizando o programa Monkey Island Explorer que especifiquei no primeiro passo: https://quickandeasysoftware.net/software/monkey-island-explorer

Ao abrir a pasta do jogo dentro do Monkey Island Explorer e clicar duas vezes em "Monkey1.pak", ele abre os arquivos do jogo e você pode seguir adiante:

Tópico antigo mas decidi responder para ajudar pessoas que tenham o mesmo problema no futuro!