Título Original: Firewatch
Data de Lançamento: 09/02/2016
Início da Tradução: 15/02/2016
Carga de Tradução: 6845 linhas de texto ou 53910 palavras
► DESCRIÇÃO DO PROJETO DE TRADUÇÃOFelizmente o jogo
Firewatch foi lançado com suporte oficial para tradução sem necessidade de recorrer a "hacks". Isso facilita muito mais o processo e até se torna convidativo. Apesar dos números da carga de tradução poderem parecer enormes, na verdade até é bem moderado relativamente a outros projetos que já passaram pelas mãos de muitos de vocês. Este projeto de tradução, não-oficial, está sendo feito numa plataforma de tradução online chamada Transifex, ideal para cooperação entre vários membros. A plataforma permite 3 níveis de utilizador: coordenador, revisor e tradutor.
● O coordenador pode adicionar/retirar/promover/demover membros da equipe, revisar tradução e traduzir;
● O revisor pode revisar tradução e traduzir;
● O tradutor, como o nome indica, pode traduzir;Quando um texto traduzido é marcado como "revisado", o tradutor não poderá mais alterar aquele texto, apenas um revisor ou coordenador poderão desbloquear para edição pelo tradutor. A revisão torna-se num método eficaz de detectar erros na tradução. De imediato o projeto conta com os idiomas PT-PT e PT-BR, mas na verdade o projeto está aberto a qualquer idioma existente desde que tenha voluntários para traduzir.
Eu sou o fundador e coordenador deste projeto mas no que toca às traduções apenas tenho palavra a dizer sobre o idioma Português (Portugal), todos os outros idiomas (PT-BR, etc) terão os seus próprios coordenadores, revisores e tradutores com total liberdade.
Adicionalmente foi criado um canal de comunicações de
chat (texto) para coordenação em tempo real entre os vários membros. Esse chat terá salas genéricas, salas exclusivas para membros de equipa de idiomas individuais e até salas de conversa barata para quem quiser passar o tempo - pode até ter convidados que não estão traduzindo. O uso desse
chat é opcional, ninguém é obrigado a usar se não quiser, mas é uma ótima ferramenta complementar que também pode ser usada em qualquer lado com o seu navegador ou mesmo smartphone. Quero salientar que o chat mantém um histórico, apesar de limitado, o que significa que se estiver fora do chat durante alguns dias, quando voltar provavelmente irá conseguir ler tudo o que foi discutido durante a sua ausência.
Para aceder ao projeto, terá que criar uma conta no Transifex, é bem simples!
Assim que tiver criado a sua conta, escolhe a equipa onde quer participar usando essa ligação:
https://www.transifex.com/firewatch/public/Para ter acesso no chat, irei precisar dum endereço de correio eletrônico para enviar um convite. Pode me enviar o seu endereço por PM aqui ou no Transifex.
Qualquer tradução do Firewatch será licenciada de acordo com os termos da licença Creative Commons "BY-NC 4.0", disponível aqui:
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/Isso basicamente significa que não poderemos ditar quem pode ou não usar as nossas traduções, quer o objetivo seja usar para jogar quer seja para alterar/melhorar - é senso comum no final de contas.
Espero poder contar com a vossa ajuda! :orando:
► SOBRE O JOGOFirewatch é a linda e inteligente aventura em primeira pessoa do estúdio Campo Santo, o game conta a história de Henry, um recém-contratado vigia de um parque de Wyoming, e de sua supervisora Delilah.
Você vai explorar um ambiente selvagem e desconhecido, enfrentando questões e fazer escolhas interpessoais que podem construir ou destruir o único relacionamento significativo que você tem. Você pode ver o quão densa e interessante vai ser a relação entre Henry e Dlilah, além de se preparar para alguns mistérios que envolvem o parque.
Fonte: http://www.gamevicio.com/i/perfil/8/8616-33-firewatch-para-ps4/index.htmlTrailer: https://www.youtube.com/watch?v=z1QfhPelhBc
► ANÁLISENo final da década de 90 algumas desenvolvedoras seguiam uma tendência de transformar jogos em verdadeiros "filmes interativos". Talvez o melhor exemplo dessa época seja o clássico Phantasmagoria, desenvolvido pela Sierra e lançado em 1997. O game possuía cenas interpretadas por atores reais e contava também com alguns modestos efeitos especiais, que na época eram tidos como vindos “diretamente do futuro”. Hoje, o jogo é lembrado pelas cenas de violência intensa e pela sua tosquisse bizarra, mas talvez tenha sido uma das primeiras experiências da industria de jogos em criar jogos focados mais no enredo do que na ação propriamente dita.
Atualmente vivemos uma fase ótima no que diz respeito a desenvolvimento de jogos. Hoje em dia, com o advento da categoria indie, somos brindados com verdadeiras obras de artes dos mais variados tipos e que abordam uma infinidade de assuntos diferentes, tornando o mercado muito mais competitivo para os estúdios, e muito mais interessante para o consumidor.
No meio desse fervor todo, em 2014 a Campo Santo resolveu apresentar uma ideia diferente de jogo. Firewatch era um título que prometia te colocar na pele de um ranger americano durante o verão americano do 1989 no estado de Wyoming. Seu objetivo primário prometia ser a manutenção da natureza enquanto permitia que o jogador se aventurasse pelos belos cenários, atento sempre a menor manifestação de fogo ou de qualquer outro tipo de perigo. Desde aquela época o conceito chamou a atenção, bem como os gráficos, mas o produto final acabou saindo diferente do que se planejava.
Antes de mais nada, é preciso mencionar que Firewatch não é para todo mundo. Alguns até não o consideram como um jogo, e talvez ele realmente não seja se você considerar o tipo de game ao qual estamos acostumados. A verdade é que Firewatch esta longe de não ser interessante e acaba por ser uma experiência ímpar para qualquer uma que busque uma história cativante e intensa.
Quem espera algo relacionado a simulação de sobrevivência em um ambiente hostil, quebrará a cara. Eu sei que já faz algum tempo desde que a Campo Santo “mandou a real” sobre Firewatch, mas se você é como eu que evita saber muito sobre o jogo antes do seu lançamento para que a experiência seja a mais pura possível, pode acontecer de você comprar este título pensando que ele é algo totalmente diferente do que é.
Mas e do que se trata afinal? Bom, nada mais é do que uma história sendo contada. A melhor forma que consegui pensar para descrever a sensação que tive ao jogar Firewatch é de que me senti como se estivesse lendo um livro. Diferentemente de uma série ou filme, as informações vão sendo passadas para o jogador de maneira mais cadenciada, na forma de capítulos curtos como os de um livro mesmo, o que faz com que você sinta-se inclinado a continuar jogando cada vez mais até descobrir realmente o que esta acontecendo.
Ao jogador, é dada a tarefa de controlar Henry (dublado por Rich Sommer de Mad Men), um cara que parece ser muito gente boa mas que devido aos problemas pessoais acaba tomando decisões não muito inteligentes. Aliás, o prelúdio do jogo não possui ação e nem mesmo imagens, mas me impactou de uma forma que poucos títulos conseguiram.
Em busca de um pouco de paz e de tempo pra organizar as suas ideias, Henry decide aceitar o emprego de Ranger na floresta nacional de Shoshone e passar 3 meses isolado do mundo, não ficando totalmente solitário apenas por que a sua supervisora Delilah o contata constantemente através de um pequeno rádio portátil. O jogador pode escolher como conversar com Delilah e grande parte dos acontecimentos do jogo são baseados no diálogo entre os dois. Com o passar do tempo e dos dias que se seguem, alguns acontecimentos estranhos vão sendo percebidos e um clima de tensão se estabelece. É incrível ver como a Campo Santo conseguiu criar um game que te proporciona uma imersão tão forte, já que em alguns momentos eu realmente me senti na pele de Henry e me senti tão tenso como se estivesse jogando um outro jogo de terror qualquer.
E é exatamente aqui que o jogo mostra-se diferente do que muitos esperavam. Não espere combates à incêndios ou situações de sobrevivência. O foco do jogo passa a ser o mistério que percola através do enredo. A busca de Henry e Delilah pela verdade e por qualquer explicação lógica que defina o que esta acontecendo. Não se espante inclusive se em determinado momento da sua jogatina você não parar pra se perguntar o que realmente esta acontecendo. Será um maníaco assassino solto pela reserva? Uma experiência bizarra criada pelo governo? Ou sera alguma entidade paranormal que assombra as florestas de Shoshone?
Essa dúvida é que vai te fazer continuar seguindo em frente enquanto explora os belos cenários desta reserva nacional. Aliás, exploração é parte importante de Firewatch já que você terá de percorrer praticamente todo o mapa a pé, guiando-se apenas pelos pontos cardeais e instruções de sua supervisora. Sinta-se livre para perguntar as direções caso esteja perdido ou de tomar alguma rota alternativa caso prefira revisitar alguma localidade.
Outro ponto bacana é que em determinado momento você encontra uma daquelas câmeras descartáveis que eram muito comuns nos anos 80/90. Com ela, você pode registrar algumas belas imagens do cenário do game e após terminá-lo, receber as fotos no seu e-mail ou até mesmo compra-las emolduradas diretamente do site do jogo. Claro que essa funcionalidade não é tão convidativa aqui no Brasil, mas caso você more no exterior, talvez ela torne-se muito mais interessante.
Os gráficos de Firewatch são incríveis. É sério. Apesar de terem sido concebidos de forma minimalista e cartunesca em alguns momentos, a beleza das localidades do jogo parecem reais e vivas. Existem alguns pequenos bugs aqui e ali, erros de renderização que as vezes acabam até quebrando o ritmo da imersão, mas que provavelmente serão corrigidos muito em breve com algum patch de atualização.
Apesar de eu ter apreciado bastante a experiência, confesso que Firewatch me foi sim, um pouco decepcionante. Me senti surpreendido positivamente pelo que o jogo é, mas senti que ele podia ser ainda mais. Alguns objetos que pareciam oferecer alguma utilidade durante o jogo acabam sendo meramente estéticos e de nenhuma ajuda. Os baús de suprimentos que eu esperava encontrar recheados de itens úteis, acabam na mostrando-se verdadeiras caixas de lenha. Não espere encontrar nada que vá te ajudar dentro de um deles, mas pode ser que você acabe achando alguns itens interessantes e que valham a pena ser conferidos por conterem algumas informações adicionais.
Em alguns momentos, o game parece ser simples demais ao ponto de me fazer considerar se algo não acabou sendo cortado do projeto inicial por falta de verba ou algo parecido. A própria campanha é muito curto e acaba surpreendendo por terminar de forma tão abrupta. Firewatch tem tudo que precisa para ser chamado de satisfatório, mas nada além disso.
Resumindo, o game se baseia em te colocar como personagem ativo de uma trama muito bem elaborada, cheia de reviravoltas e que apresenta uma clima tenso e sufocante. Não espere fazer mais nada a não ser andar e apreciar a paisagem. Nada de ação, nem de combate a incêndios ou de coletar recursos para sua sobrevivência. Aqui, o objetivo é te contar uma história e a sua recompensa. Caso você procure algo mais empolgante, talvez Firewatch não seja para o seu gosto.
Fonte: http://criticalhits.com.br/firewatch-review/