Vários personagens dos jogos anteriores serão encontrados em Simon 3:
Calypso: Simon tinha que salvá-lo em Simon the Sorcerer 1, e no segundo adventure da série, Calypso ajudou Simon a voltar para casa no guarda-roupas mágico.
Sordid: Como eu disse antes, é o inimigo mortal de Simon. Simon odeia o Sordid tanto quanto o Guybrush Threepwood odeia o LeChuck.
Os cupins: Apareceram nos dois primeiros jogos, e estão de volta em Simon the Sorcerer 3.
Runt: O aprendiz de Sordid apareceu pela primeira vez em Simon 2, e nesse novo jogo, ele se tornou um poderoso mago.
Os dois demônios: No primeiro jogo, Simon fez uma magia para mandá-los de volta para o inferno. Eles aparecem em Simon 2 novamente. Depois de prendê-los no segundo jogo, eles prometeram voltar em uma continuação para se vingar. Os dois estão de volta em Simon the Sorcerer 3, onde são responsáveis pelas atrações do parque de diversões em Poliganis.
Swampling: Apareceu no primeiro jogo, e Simon teve que tomar a sopa horrível que ele faz. No Simon 2, Swampling abriu uma cadeia de lanchonetes no mesmo estilo do McDonalds, Muc Swampys. Simon entrou em uma das lanchonetes dele no segundo game, e fez o mesmo no terceiro.
Personagens que eu jamais esperava encontrar de novo:
Cachinhos Dourados: Uma criminosa famosa que apareceu em Simon the Sorcerer 2. Simon ajudou ela a fugir no segundo adventure da série.
Os jogadores de RPG: No Simon 2, você encontrava vários jogadores de RPG jogando em uma cabana abandonada no meio da floresta durante à noite. A mesma situação ocorre no Simon 3. Você encontra os mesmos caras jogando dentro de uma cabana abandonada no meio da floresta à noite.
O menino guloso: Apareceu em Simon 2. Uma criança estranha que come tudo que vê pela frente, e vive faminto. Geralmente segurava alguns balões, e ficava flutuando pelo céu. O fato de conhecer o personagem no Simon 2, ajuda você a resolver alguns enigmas no terceiro adventure. Tem um caminhão de queijo que fica passando pela cidade. Estoure os balões do garoto e faça com que ele caia em cima do caminhão. Ele come todo o queijo do caminhão. Depois, o caminhão vai até um depósito completamente cheio de queijo, e o menino entra lá e como tudo. Até parece que ele ia conseguir comer tudo aquilo.
Tem vários lugares legais para explorar no jogo:
Dentro do templo.
A floresta.
A cidade de Poliganis, com vários lugares legais.
O pântano.
A aldeia dos gnomos.
A casa da bruxa.
O parque de diversões.
A fortaleza de Sordid.
E vários outros locais.
Referências aos Contos de Fadas, situações e personagens engraçados: Novos personagens são legais, como aquele anão que é príncipe. Ele e seu martelo gigante, Hammor.
Melissa Leg, uma guerreira. Gostei da personagem.
Como nos dois primeiros jogos, e como na série do King´s Quest, o novo Simon continua cheio de histórias de Contos de Fadas.
Um bom exemplo está no segundo game, quando a Cachinhos Dourados entrou na casa dos três ursos, comeu o mingau deles e dormiu nas camas.
(Cachinhos Dourados e os Três Ursinhos, é o nome desse conto)
No Simon 3, você encontra um retardado que quer trocar sua vaca por feijões mágicos. Ele diz que quer ficar rico, igual ao seu amigo João, que trocou sua vaca por feijões mágicos de uma bruxa, escalou o pé-de-feijão, e encontrou riquezas no castelo do gigante.
(João eo pé-de-feijão, é o nome desse conto)
Em outra parte, Simon encontra uma caixa de doces no chão.
Ao pegá-la, tem oito segundo para encontrar outra igual. Se não conseguir, você ouve uma bruxa rindo. Existe algo assim um em Conto de Fadas. Precisa comer os doces e ir seguindo a trilha até achar a casa da bruxa. Me bati nessa parte. Segurando a tecla SHIFT, faz o Simon andar. Deve fazer isso para se locomover dentro de lugares pequenos. Geralmente, o certo é correr pelos lugares, como na floresta e na cidade de Poliganis. Se manter a luz da tecla Caps Lock acesa, Simon correrá muito rápido. Só faço isso na parte dos doces. Deve seguir a trilha até achar a casa da bruxa. Os gráficos são ótimos. A casa é toda feita de doces, com pirulitos gigantes, bengalas coloridas de açúcar e etc. Dentro da casa também é bem legal. Precisa fazer uma poção para o Simon conseguir feijões mágicos. Mas a bruxa deixou uma maldição na casa. Se sair de lá levando algo de dentro do lugar, será transformado em sapo. Dentro da casa, também tem um tear com uma agulha envenenada. Ao tocar nela, Simon dorme. Aparece um príncipe gay e beija o Simon. Hahahahahahahaha. Referência à história da Bela Adormecida. O príncipe leva a agulha com ele e é transformado em sapo. Depois precisa encontra uma princesa para beijá-lo.
(A bruxa e a casa feita de doces faz parte do conto "João e Maria").
Outro lugar legal é a aldeia dos Gnomos. Várias árvores com janelas, e tem uma ponte onde sempre aparece um gnomo correndo de um lado para outro. O mais legal é quando você entra dentro da aldeia. Fica no subsolo em baixo da árvores. Várias casas com formato de cogumelo, uma cachoeira com um lago, e o lugar todo é iluminado por cristais. Belos gráficos.
Legal também é o parque de diversões, onde você pode jogar vários jogos e ganhar prêmios. Umas sequencias de arcade bem divertidas. E os gráficos do parque são muito bem feitos.
Situações completamente insanas: Muita gente gosta de adventures malucos, com situações engraçadas. Um bom exemplo é o jogo Sam & Max Hit the Road. Tem uma competição no Simon 3, no qual cada participante pode arremessar um gnomo usando uma arma ou um mecanismo de disparo. Engraçado quando Simon entra na aldeia, coloca um sino em cima do gnomo para tampá-lo, e para deixá-lo tonto, dá uma porrada nele com o martelo, quero dizer, Hammor. A mulher do gnomo sai da casa gritando:
"Me devolva ele".
Simon leva o gnomo para a competição, e dispara ele com dinamite e o tubo de telescópio. Parece uma bazuca. O gnomo acerta o centro do algo, onde já tem outro gnomo pregado. Os dois são esmagados.
Mas tarde, ao andar em volta da aldeia, os gnomos espalharam cartazes com a foto do gnomo desaparecido que Simon raptou. Hahahahahahaha. É estranho, mas no parque de diversões, tem um lago com patos, e também tem um gnomo pescando. Será o mesmo? Pensei que ele tivesse morrido esmagado.
Acho engraçado quando o Simon usa o aspirador de pó para sugar as penas de um pato na lagoa da cidade. O pato fica pelado, é pura comédia.
Legal também é quando ele pega o caminhão de queijos, e pode dirigir ele pelas ruas da cidade.
Simon também pega um livro mágico, que permite que ele mude a cor da roupa. Para resolver alguns enigmas do jogo, a roupa do Simon precisa ficar com uma cor diferente.
Me lembro que no final do capítulo 5, Simon precisa entrar dentro de uma caixa para ser enviado para dentro da fortaleza do Sordid. Na mesma hora eu pensei:
"Cara, eles fizeram o mesmo puzzle no Simon 1, quando tinha que entrar dentro da caixa para ser mandado para dentro da fortaleza dos Goblins."
Para a minha surpresa, quando Simon entra dentro da caixa, ele diz:
"Não acredito que eles reaproveitaram esse puzzle do Simon 1. E para falar a verdade, ele foi usado pela primeira vez no Monkey Island 2."
E É MESMO! Tinha até me esquecido. Guybrush precisa entrar dentro de uma caixa no Monkey 2 para ser mandado para dentro da fortaleza do LeChuck.
Partes chatas: Ao entrar na sala do Xerife, precisa andar até o fundo da sala e pegar uma chave no armário. Mas se pisar em latas no chão, em livros, ou se encostar na cadeira ou em outros objetos, o Xerife acorda e expulsa o Simon da sala.
Uma droga também é parte da porta no esconderijo dos meninos no esgoto. Precisar bater de forma correta para fazer o som da senha.
Um saco é também a parte do balanço. Precisa se balançar mais rápido do que um menino. Meio difícil.
A parte mais difícil, são os fogos de artifício. Novamente, a fada idiota aparece e explica tudo errado. Para quem for jogar, aprendam a forma certa:
Símbolos de quatro cores aparecem na tela: Vermelho, azul, amarelo, e verde.
Os símbolos passam do lado esquerdo da tela para o lado direito.
Durante o percurso, existe um quadrado verde. Quando o símbolo vermelho estiver em cima do quadrado verde, aperte um botão. Quando o símbolo azul estiver em cima do quadrado verde, aperte outro botão, e etc.
CTRL para vermelho.
ALT para azul.
Seta da esquerda para amarelo.
Seta da direita para verde.
Piadas chulas e machistas: Não achei as piadas do jogo tão ruins assim. Bem, Simon é um adolescente que está naquela fase na qual ele só pensa em mulher, sexo, e etc. Mas nos primeiros jogos essas piadas eram mais leves.
Exemplos: Na apresentação do Simon 1, ele tira uma bela mulher de dentro da cartola, e diz que da próxima vez não deixará de pegar o número de telefone dela. Quando Simon encontra uma moça bonita, sempre dá uma cantada de leve. Um bom exemplo também está no Simon 2, quando ele fica paquerando a neta do Calypso. Em outra parte do Simon the Sorcerer 2, ele encontra uma bela princesa dormindo em cima de vários colchões. Ao conversar com ela, Simon pode dizer uma frase mais ou menos assim:
"O que você acha de nós sairmos juntos mais tarde?"
É como eu havia dito, nos dois primeiros adventures, esse tipo de piada era leve e sutil. No Simon the Sorcerer 3, é mais escrachado e pesado.
Parece que tentaram botar uma pitada de Leisure Suit Larry em um adventure que é uma espécie de mistura entre Monkey Island e King´s Quest.
Quando Simon chega na cidade de Poliganis e encontra a Melissa Leg, ele olha para ela com cara de tarado e já chega dizendo:
"O que você acha de nós dois irmos para o motel?"
E ela responde:
"Isso aqui é um jogo de computador, e nenhum de nós está corretamente equipado."
Na casa da bruxa, Simon precisa fazer uma poção para criar feijões mágicos. Depois de cumprir a tarefa, ele diz:
"Nossa, isso foi fácil. Não é à toa que várias mulheres se tornam bruxas."
Em Poliganis, Simon entra em uma lavanderia, com várias máquina de lavar roupas. Basta ele olhar ou tentar usar uma das máquinas que Simon diz:
"Eu não sou mulher, mas suponho que tenho que colocar roupas na máquina antes de ligá-la."
É como se ele disesse que lugar de mulher é no tanque lavando roupa.
Em outra parte, ele encontra uns garotos que dizem que mulheres são fedidas e passam doenças.
Outra dessas insinuações, é quando Simon dá uma porrada no sino com o gnomo dentro usando o martelo, quero dizer, Hammor.
O gnomo fica tremendo, e Simon pega ele e diz:
"Eu me pergunto que tipo de utilidades eu poderia encontrar para um gnomo vibrante."
O que eu quero dizer é o seguinte:
O jogo tem sim uma série de colocações machistas.
Eu até toquei nesse assunto porque o Diego José já havia me dito que as piadas do jogo eram chulas.
E o Diego até mencionou aquela parte na qual passam a mão no saco do Simon.
Bem, a Melissa Leg se aproxima do Simon, coloca carinhosamente a mão "LÁ", depois, abraça o Simon romanticamente e lhe dá um belo beijo na boca.
UAU! Seria legal se uma mulher bem gostosa fizesse isso comigo! Eu ia ficar louco de tesão e iria querer fazer amor com ela enquan.......
ESQUEÇAM!
Bem, hehehehehe, mas o Simon se ferra, porque na verdade é o Runt que fez uma mágica para se transformar em Melissa. Que sacanagem! Isso não é coisa que se faça com um cara. Pior que isso só mesmo se você for enganado por um traveco. Uahahahahahahahahaha!
Conclusão: Apesar de todos os BUGS e problemas apresentados no jogo, Simon the Sorcerer 3 é um ótimo adventure puro, muito divertido e com belos gráficos 3D. É possível sim evitar os BUGS e se divertir bastante com esse adventure.
Eu recomendo.
Onde comprar?
Comprei o jogo Original na loja virtual do site dos fabricantes:
http://www.adventuresoft.com/gs3.htmlRecebi o jogo bem rápido.
Vão pagar algo em torno de 95 Reais com o envio e tudo.
Haverá um Simon the Sorcerer 4?
Os produtores disseram que fariam o Simon 4 se o Simon the Sorcerer 3 fizesse bastante sucesso.
Simon 3 foi um fracasso de vendas e de crítica.
Mas o jogo Broken Sword 3 também foi um fracasso total de vendas, e já estão produzindo o Broken Sword 4: The Angel of Death.
Essa notícia eu encontrei um mês depois de escrever o texto:
Simon the Sorcerer 4Simon the Sorcerer 4 está sendo produzido pela empresa Alemã SILVER STYLE ENTERTAINMENT.
Dizem que o jogo será lançado até o final de 2006.
http://www.silver-style.com/e/text_version/e_t_index.html"Yes, we bought the right to develop StS4 and to release it worldwide. We also have options to develop more sequels for PC and consoles. The game will be completly in 3D, but without any action parts. StS4 will be a classical adventure like Simon 1+2 or Monkey Island. Mike Woodroffe will give input regarding the story and will be informed about the whole development process. The release of StS4 will be in Q3 06. More details including some graphics will follow soon."