Notícias

Curta a nossa página no Instagram: www.instagram.com/scummbr :)

Monkey Island 3: The Curse of Monkey Island

RafaelGC · 40822

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

RafaelGC

  • ADM
  • Sábio
  • *****
    • Posts: 850
  • 'Morte gosta de gatos'
Online: Setembro 21, 2010, 01:55:16 am

Título em Português: Ilha dos Macacos 3: A Maldição da Ilha dos Macacos
Titulo Original: The Curse of Monkey Island
Ano: 1997 / Desenvolvido por: LucasArts Entertainment
Lançamento da Tradução: 1997

Sinopse: O pirata Guybrush pede a sua amada Elaine em casamento, mas acaba lhe dando um anel enfeitiçado que a faz virar uma estátua de ouro. E se isso não fosse ruim o bastante, Guybrush descobre que para desfazer o feitiço, ele terá que morrer!



► GALERIA DE IMAGENS DA TRADUÇÃO




► CRÉDITOS DA TRADUÇÃO

A presente tradução foi originalmente traduzida pela equipe Brasoft, em 1997.

Tradução: Cecília Vilhena  / Revisão das Legendas: Cecília Bartalotti
Edição do Texto: Nicole Anne Collet / Editoração: Fábio Costa e Adriano Vallocci
Gerente do Produto: Marcelo Lancerotti /Gerente de Localização: Olavo Panseri
Controle de Fotolitos: Juan Ortola / Engenharia de Som: Rogério Maudonnet
Testadores: Rafael "Lemonhead" Matsunaga, Fábio Carvalho e Silva, Nelio Jose "Murray" Petroni e Ricardo Bueno "Woodchucker" Cordeiro



► DOWNLOAD DA TRADUÇÃO

Usuário, atenção! Para baixar essa tradução é obrigatório registro em nosso fórum. Só assim terá acesso ao link do patch. Para mais informações de como se fazer o registro, acesse: http://scummbr.org/links/registrar

:zip: MI3-TRADUCAO-BR.7z (servidor: "Google") (tamanho: 132 KB) (senha: scummbr.com)

Está em dúvida sobre como baixar um arquivo? Clique AQUI e leia as instruções!



► APLICANDO A TRADUÇÃO

1) Copie todo o conteúdo do CD número 1 do jogo CURSE OF MONKEY ISLAND para uma pasta qualquer (Ex: c:\CURSE);

2) copie todo o conteúdo do CD número 2 do jogo para a mesma pasta, substituindo os arquivos que tiverem nomes repetidos;

3) Copie o arquivo "LANGUAGE.TAB" do Patch de tradução e cole-o na subpasta de nome RESOURCE, que está dentro da pasta principal do jogo. Você irá substituir o arquivo em inglês pelo que contém a tradução em português;

4) Rode agora o programa ScummVM (http://scummbr.org/links/scummvm) e adicione o jogo CURSE OF MONKEY ISLAND à lista;

5) Antes de rodar CURSE OF MONKEY ISLAND, selecione o nome do jogo e clique em "EDIT GAME" e depois em "LANGUAGE", selecionando a opção "PORTUGUESE";

6) Em seguida, clique em "GRAPHICS". Marque a opção "OVERRIDE GLOBAL GRAPHIC SETTINGS" e depois marque a opção "FULLSCREEN MODE";

7) Clique agora em "AUDIO". Marque a opção "OVERRIDE GLOBAL AUDIO SETTINGS" e depois, ao lado da expressão “TEXT AND SPEECH”, selecione a opção "SPEECH AND SUBTITLES". Clique em "OK", para confirmar;

8) Agora clique em "START" para começar a aventura!



► EXTRAS

"Já cruzei os sete mares e nunca vi nada igual! Descobri que uma terrível maldição pirata pesa sobre o anel de noivado que dei a Elaine. Isso só pode ser trapaça de LeChuck. Eu devia ter desconfiado que, do tesouro daquele zumbi, coisa boa não poderia sair. E como se não bastasse, uma vidente me disse que, para acabar com a maldição e salvar Elaine, terei de morrer! O que mais me falta acontecer?"

Extraído de "As Memórias de Guybrush Threepwood: Os Anos da Ilha dos Macacos"


● DEMO: Caso não possua a versão completa, experimente jogar a gratuita versão demonstrativa e sinta o gostinho salgado do mar caribenho. (59 MB)

OUTRAS AVENTURAS DA SAGA: Se você gostou desse jogo, não deixe de conferir também o patch de tradução para os outros jogos da série:

● O Segredo da Ilha dos Macacos
● Ilha dos Macacos 2: A Vingança de LeChuck
● Fuga da Ilha dos Macacos
● Contos da Ilha dos Macacos

● Compre 'The Curse of Monkey Island' no Steam





► ATENÇÃO

O Grupo ScummBR de Tradução NÃO possui qualquer espécie de vínculo com a The Walt Disney Company, Telltale Games, LucasFilms, LucasArts Entertainment Company e/ou suas empresas afiliadas. Dessa forma, nenhum pedido de suporte técnico ou informação a respeito da presente tradução deve ser dirigido a terceiros que não façam parte do Grupo ScummBR de Tradução.

Nosso grupo tem apenas o intuito de disponibilizar a tradução para que mais pessoas possam conhecer esse surpreendente jogo em nosso idioma. Trabalhamos sem fins lucrativos, nossa missão é tão somente aumentar o alcance do gênero adventure de jogos eletrônicos perante o público brasileiro.

Não lidamos com a distribuição ilegal de softwares em nenhuma de suas formas.

Para mais informações sobre a iniciativa ScummBR, clique aqui e leia as regras do fórum, ou aqui para saber um pouco mais sobre nós.
« Última modificação: Março 24, 2018, 03:41:47 pm por RafaelGC »



RafaelGC

  • ADM
  • Sábio
  • *****
    • Posts: 850
  • 'Morte gosta de gatos'
Resposta #1 Online: Abril 13, 2017, 07:40:43 pm
Citar
Olá caro ADM, eu estava tentando procurar algum tópico do tipo no fórum mas não achei nada... e queria pedir a sua ajuda, então, eu estava jogando Curse of monkey island no scumm e acabei ficando um tempo sem jogar, o que ocorreu é que perdi meu save e recorri aos Boot Params, porém, não entendi muito bem e o site oficial fala para eu colocar o boot em uma lista de comando, da qual eu não consigo achar, já que aquela tela preta que inicia com o Scumm não esta permitindo nenhuma digitação... desde já agradeço pela ajuda :)

@pandes, como a pergunta é boa, decidi vir postar aqui em público.

Para executar esse comando para pular para uma determinada parte do jogo, automaticamente, recomendo usar um arquivo .BAT, que nada mais é do que um arquivo TXT com a extensão alterada para BAT, bem simples.

Nesse BAT, editando ele com o Notepad ou Notepad++, use a seguinte linha de comando:

"scummvm.exe" -p data\ -b650 -m192 -r192 --tempo=100 -s192 -gnormal -n --talkspeed=60 -qes --platform=pc --joystick=-1 -x-1 -d0 --no-aspect-ratio -F comi

Sendo que no caso, esse BAT alocado em uma pasta chamada 'MI3', e dentro dessa pasta tem uma outra chamada 'data', onde estão todos os arquivos do jogo. Dentro da pasta 'MI3' tem que ter os arquivos do ScummVM para o BAT conseguir encontra-los e usa-los para executar o jogo.

Faça um teste usando essas informações e nos avise por aqui se deu tudo certo :ok:



pandes

  • Novato
  • *
    • Posts: 3
Resposta #2 Online: Abril 28, 2017, 03:49:42 am
 Olá, obrigado pela disponibilização para me responder, mas mesmo assim, na minha pasta do jogo só aparecem essas coisas, pois ele é uma versão extraida de um dvd, então não consegui achar esses caminhos que vc especificou, desculpe pela demora http://imgur.com/a/qxcKk (foto da pasta)



RafaelGC

  • ADM
  • Sábio
  • *****
    • Posts: 850
  • 'Morte gosta de gatos'
Resposta #3 Online: Abril 28, 2017, 06:12:18 pm
Olá, obrigado pela disponibilização para me responder, mas mesmo assim, na minha pasta do jogo só aparecem essas coisas, pois ele é uma versão extraida de um dvd, então não consegui achar esses caminhos que vc especificou, desculpe pela demora http://imgur.com/a/qxcKk (foto da pasta)

Os arquivos que você precisa para executar o jogo são esses que listei nessa imagem:



Coloque todos esses em uma pasta chamada 'data', sendo que essa deve estar dentro de uma pasta chamada 'mi3', ficando (por exemplo) assim: 'C:\jogos\mi3\data'.

Dentro da pasta 'mi3' você deve colocar o conteúdo do programa ScummVM, e não o instalador EXE como percebi na imagem que você disponibilizu. :ok:




pandes

  • Novato
  • *
    • Posts: 3
Resposta #4 Online: Abril 29, 2017, 09:58:57 pm
Deu tudo certo! Com uma demora pois eu sou uma toupeira, mas tudo certo! Agora só falta eu começar de onde eu estava, já que o jogo começa mais para frente, eu parei logo depois do Guybrush e sua ''tripulação'' pararem na ilha, é o primeiro lugar que a gente vai depois de Puerto Pollo!
Muito obrigado mesmo pela ajuda! :)))   (este lugar aqui)
« Última modificação: Maio 01, 2017, 01:41:46 am por pandes »



hugofeijao

  • Novato
  • *
    • Posts: 16
Resposta #5 Online: Abril 29, 2017, 10:56:20 pm
NOSTALGIA ESTE JOGO, DA UMA TRISTEZA COM SAUDADES DO PASSADO RS  :chorando:



pandes

  • Novato
  • *
    • Posts: 3
Resposta #6 Online: Maio 18, 2017, 09:17:33 pm
NOSTALGIA ESTE JOGO, DA UMA TRISTEZA COM SAUDADES DO PASSADO RS  :chorando:

Eu já não tenho essa nostalgia pq só comecei a jogar os jogos da lucas arts ano passado huahahuahauhauhua



hugofeijao

  • Novato
  • *
    • Posts: 16
Resposta #7 Online: Maio 19, 2017, 12:10:05 am
Que isso, não sei se isso é coisa de gay kkkk desculpe o termo. Mas não se faz jogos marcantes como antigamente! Esses vai ficar para história.



pandz

  • Novato
  • *
    • Posts: 2
Resposta #8 Online: Junho 13, 2017, 06:39:35 pm
Olá, obrigado pela disponibilização para me responder, mas mesmo assim, na minha pasta do jogo só aparecem essas coisas, pois ele é uma versão extraida de um dvd, então não consegui achar esses caminhos que vc especificou, desculpe pela demora http://imgur.com/a/qxcKk (foto da pasta)

Os arquivos que você precisa para executar o jogo são esses que listei nessa imagem:



Coloque todos esses em uma pasta chamada 'data', sendo que essa deve estar dentro de uma pasta chamada 'mi3', ficando (por exemplo) assim: 'C:\jogos\mi3\data'.

Dentro da pasta 'mi3' você deve colocar o conteúdo do programa ScummVM, e não o instalador EXE como percebi na imagem que você disponibilizu. :ok:



Realmente já deu certo, mas o que acontece é que o jogo começa em uma parte da qual eu ainda não estava no jogo, bem mais para frente, então gostaria de saber como eu deixo o comando para que eu comece de onde eu tinha realmente parado (que esta na imagem junto da minha resposta), desculpe pela confusão.



RafaelGC

  • ADM
  • Sábio
  • *****
    • Posts: 850
  • 'Morte gosta de gatos'
Resposta #9 Online: Junho 15, 2017, 10:48:56 pm
Citar
Realmente já deu certo, mas o que acontece é que o jogo começa em uma parte da qual eu ainda não estava no jogo, bem mais para frente, então gostaria de saber como eu deixo o comando para que eu comece de onde eu tinha realmente parado (que esta na imagem junto da minha resposta), desculpe pela confusão.

Experimente o comando -b600 naquele script que havia passado, trocando o XXXX por esse -b600

"scummvm.exe" -p data\ XXXX -m192 -r192 --tempo=100 -s192 -gnormal -n --talkspeed=60 -qes --platform=pc --joystick=-1 -x-1 -d0 --no-aspect-ratio -F comi

Assim o jogo vai começar no início da parte 4 do jogo, que rapidamente leva a essa tela do Hotel da Família Boncaldo, na Ilha do Sangue :piscadela:



wheeds

  • Novato
  • *
    • Posts: 1
Resposta #10 Online: Junho 29, 2017, 03:25:17 am
Olá admin, sou um novo membro do forum, não sei se é aqui exatamente o lugar de postar, joguei A Maldição da ilha dos macacos +- em 2001 e agora instalei novamente. Meu problema agora é: segui todos os seus passos mas, quando executo o jogo, a linguagem continua em inglês. Teria alguma idéia do problema?

Att, Guilherme.

Atualizando, quando eu vou extrair a tradução, da falha na operação, mesmo com a senha fornecida no passo-a-passo, o arquivo fica com 0kb.

Resolvido, desculpem o transtorno, mas a solução foi baixar o 7zip. o Arquivo da tradução da um erro ao extrair com o Winrar, se utilizar o 7zip diretamente fica tudo ok.
« Última modificação: Junho 29, 2017, 03:43:52 am por wheeds »



RafaelGC

  • ADM
  • Sábio
  • *****
    • Posts: 850
  • 'Morte gosta de gatos'
Resposta #11 Online: Julho 01, 2017, 09:16:58 pm
@wheeds, isso mesmo, para extrair arquivos 7z recomendamos o program 7zip ou a versão mais recente do WinRAR. Fizemos até um tópico voltado a isso:

http://scummbr.org/forum/index.php?topic=430.msg913#msg913

Boa aventura! :sorrisao:



RafaelGC

  • ADM
  • Sábio
  • *****
    • Posts: 850
  • 'Morte gosta de gatos'
Resposta #12 Online: Março 24, 2018, 03:53:21 pm

Finalmente as lojas virtuais de jogos GOG e Steam diponibilizaram esse clássico para compra!

https://www.gog.com/game/the_curse_of_monkey_island
http://store.steampowered.com/app/730820/The_Curse_of_Monkey_Island/

Atualmente o preço está R$ 14,49 em ambas as plataformas.

Um membro aqui do fórum @Saikyo já descobriu como faz para rodar a tradução PT-BR no jogo, na versão Steam:

Basta adicionar o jogo versão Steam em um ScummVM separado, baixado do site oficial, e adicionar o game normalmente, como já era feito, e claro, colocar o arquivo 'LANGUAGE.TAB' dentro da pasta do game. Ou, localize o arquivo "monkey3.ini" na pasta do jogo, abra no 'Bloco de Notas' e substitua "language=en" por "language=br".



nero/Felipe

  • Novato
  • *
    • Posts: 1
Resposta #13 Online: Março 29, 2018, 06:21:56 am

qual a senha da tradução,eu tento e não consigo abrir a pasta isso fica aparecendo

    C:\Users\fabricio e felipe\Downloads\MI3-TRADUCAO-BR.7z: Erro de soma de verificação no arquivo codificado C:\Users\fabricio e felipe\Downloads\MI3-TRADUCAO-BR.7z. O arquivo está corrompido ou a senha está errada.



RafaelGC

  • ADM
  • Sábio
  • *****
    • Posts: 850
  • 'Morte gosta de gatos'
Resposta #14 Online: Março 31, 2018, 03:33:19 am

qual a senha da tradução,eu tento e não consigo abrir a pasta isso fica aparecendo

    C:\Users\fabricio e felipe\Downloads\MI3-TRADUCAO-BR.7z: Erro de soma de verificação no arquivo codificado C:\Users\fabricio e felipe\Downloads\MI3-TRADUCAO-BR.7z. O arquivo está corrompido ou a senha está errada.


A senha padrão para extração dos arquivos aqui no fórum é 'scummbr.com'. Caso mesmo assim o problema persista, recomendamos baixar o patch novamente e seguir as informações do tópico:

http://scummbr.org/forum/index.php?topic=430.msg913#msg913



ana_maraujo

  • Novato
  • *
    • Posts: 1
Resposta #15 Online: Fevereiro 11, 2019, 01:10:04 am
Olá adm, estou com um problema referente a tradução do jogo. Depois de fazer todos os procedimentos de acordo com as instruções, ao entrar no Scuumvm na opção editar a única língua possível de escolher é o inglês. Já extrai o arquivo language.tab em todos os decompatadores que eu conheço e instalei na pasta resource centenas de vezes. Qual pode ser o problema?

Ana



RafaelGC

  • ADM
  • Sábio
  • *****
    • Posts: 850
  • 'Morte gosta de gatos'
Resposta #16 Online: Fevereiro 23, 2019, 06:46:40 pm
Olá adm, estou com um problema referente a tradução do jogo. Depois de fazer todos os procedimentos de acordo com as instruções, ao entrar no Scuumvm na opção editar a única língua possível de escolher é o inglês. Já extrai o arquivo language.tab em todos os decompatadores que eu conheço e instalei na pasta resource centenas de vezes. Qual pode ser o problema?

Ana

Ana, boa tarde, desculpe da demora no retorno. Esse "erro" não é comum. Peço que tire um print da tela onde o arquivo 'language.tab' está alocado na pasta do seu jogo, e poste essa imagem aqui no fórum, para avaliarmos.

Essa versão do jogo em inglês é proveniente de onde? (internet, Steam, GOG, ... ?)

Se for a versão Steam, veja essa página:

https://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=1339630364

Obs.: Obrigado ao membro @Saikyo em ajudar a comunidade :ok:



MARILUNA

  • Novato
  • *
    • Posts: 1
Resposta #17 Online: Março 22, 2020, 11:38:52 pm
qual a senha pra descompactar?



RafaelGC

  • ADM
  • Sábio
  • *****
    • Posts: 850
  • 'Morte gosta de gatos'
Resposta #18 Online: Março 23, 2020, 08:16:32 pm
qual a senha pra descompactar?

"Importante ressaltar também que praticamente todos os arquivos dispostos aqui no fórum possuem uma senha padrão para ser usada no ato da descompactação: scummbr.com"

:atalho: http://scummbr.org/forum/index.php?topic=430.msg913#msg913



Rafalisboa

  • Novato
  • *
    • Posts: 1
Resposta #19 Online: Ontem às 12:56:33 am
Uma dúvida. Eu tenho cedo do ilha dos macacos 3, porém estou com problema no emulador. Eu cheguei na parte do jogo onde tem que colocar o segundo CD. Eu coloco, porem o mesmo não carrega. Alguém poderia me ajudar com isso. Por favor!