Notícias

Não deixe de postar aqui no fórum um pouco sobre você e suas experiências no universo adventure! Saiba+

REVIEW Clock Tower REWIND

djsouza · 849

djsouza

• ADM
  • Adventureiro
Online: Dezembro 31, 2024, 02:52:01 pm

Clock Tower Rewind traz de volta um dos jogos mais criativos da história do Super Nintendo. Um game que é ao mesmo tempo um point and click adventure e também jogo de ação via joystick. O diferencial na época é que o jogador não tinha como derrotar o inimigo, um assassino que ataca de forma aleatória com uma enorme tesoura de jardim. Tudo o que podemos fazer é se esconder até que ele vá embora ou arremessar um objeto do cenário na cabeça dele. Esse estilo de jogo era tão inovador e único que até hoje podemos ver games com temática similares, mas agora é mais comum ver essa gameplay em partidas online multiplayer como Dead by Daylight e Texas Chainsaw Massacre.

O relançamento do clássico Clock Tower traz de volta tudo que ele tem de melhor e também todas as dificuldades da época, ainda que de forma reduzida. As maiores vantagens são as de poder salvar o jogo em qualquer momento, bem como de voltar no tempo (“rewind”) e refazer a última jogada, muito embora o tempo para “rebobinar” é muito curto e na maioria das vezes nem resolve a questão.

A nova versão do jogo também traz uma nova abertura em estilo anime e várias cenas adicionais em estilo quadrinhos narrados (pena que esta última não está integrada ao jogo, tendo que ser acessada no menu principal, mas ainda assim é um belo extra).

Novas melhorias foram acrescentadas ao jogo para quem já conhece o original: o assassino agora sobe escadas e abre portas (coisa que ele não fazia nos anos 1990), a personagem principal pode correr nas escadas (não era possível antes) e também quando a personagem tem que descansar para recuperar o fôlego é muito mais rápido do que era antes. Também foram reinseridas “cenas cortadas” - como uma sala adicional para explorar e um inimigo a mais para combater, cenas que haviam sido cortadas em versões anteriores do jogo. Ou seja, Clock Tower Rewind é a melhor versão desse game que existe.

Quanto a jogabilidade, vale destacar que, além da ação, o jogo tem muitos quebra-cabeças, e as salas e itens a serem encontrados são randomizados, o que significa que a exploração muda a cada início de partida. Além disso, os ataques do assassino podem vir de pontos diferentes a cada partida. Eu particularmente ADORO o fato que o primeiro assassinato muda conforme a sala que se explora primeiro. É o tipo de coisa que eu curto muito encontrar em jogos e raramente eu acho esse tipo de surpresa, do tipo que faz a gente querer reiniciar várias vezes a partida.

Uma curiosidade muito interessante é que o Clock Tower é inspirado no filme Fenômeno (Phenomena - de 1985), principalmente a personagem principal de Clock Tower é a cara da atriz Jennifer Connely (atriz de Era uma Vez na América e Top Gun Maverick, entre outros filmes). Ou seja, a personagem de Clock Tower se chama Jennifer Simpson, inspirada na Jennifer Corvino do filme Fenômeno, e interpretada pela Jennifer Connely. Numa dessas estranhas coincidências da vida, eu e a atriz Jennifer Connely fazemos aniversário NO MESMO DIA, e todo ano os sites de filmes como o IMDB me fazem lembrar disso. Fenômeno (1985) é um filme de terror dirigido por Dario Argento. Aliás, Dario Argento é filho de uma brasileira, e ele é conhecido por vários filmes de terror policial estilosos, onde acontecem mortes exageradas e o grande mistério a se desvendar é sempre quem é o assassino. Até hoje o estilo visual dele é copiado, em especial o do filme Suspiria, que é muito peculiar e vale a pena conhecer.

Ao final posso recomendar Clock Tower Rewind para todos os fãs de jogos de terror das antigas mas desde que o jogador tenha paciência, pois o ritmo do jogo é lento (em especial o caminhar da personagem, que é demorado) e os enigmas podem ser difíceis e nem um pouco óbvios. Porém o jogo é carregado de criatividade e a exploração possui um clima de suspense que faz a história simples ser muito cativante. Além disso, o jogo tem múltiplos finais, inclusive alguns são repentinos e podem pegar as pessoas de surpresa

Mas aqui vai um dica: talvez seja melhor deixar um walkthrough ao lado, para consultar em emergências.

Clock Tower possui 3 continuações e também 2 outros jogos foram diretamente inspirados na série (Haunting Ground e Night Cry).

Para quem tiver acesso a versão original de Clock Tower, para Super Nintendo, existe uma TRADUÇÃO EM PORTUGUÊS disponível para baixar também. Segue o link do tópico da tradução aqui no ScummBR:

https://scummbr.org/forum/index.php?topic=405

djsouza

• ADM
  • Adventureiro
Resposta #1 Online: Janeiro 03, 2025, 03:10:35 pm
Editei um vídeo com a abertura de Clock Tower Rewind, legendada em português, com as cenas novas integradas na cronologia da introdução do jogo:

https://www.youtube.com/watch?v=Py4-9fa8LVE

djsouza

• ADM
  • Adventureiro
Resposta #2 Online: Janeiro 04, 2025, 05:56:56 pm
Publicamos hoje um tópico sobre como traduzir em português o jogo CLOCK TOWER: REWIND

https://scummbr.org/forum/index.php?topic=804.0